1. O PVC e a sua utilização
1.1. O que é?
O policloreto de vinil (polyvinyl chloride em inglês), mais conhecido pela sigla PVC, é um plástico produzido através da polimerização do cloreto de vinil, ou seja, com a transformação de partículas simples e leves (monómeros) em partículas maiores e compostas (polímeros). Tem a forma de pó branco e a sua composição junta 57% de cloro, derivado do cloreto de sódio, e 43% de etileno, derivado do petróleo.
1.2. Porque é tão utilizado?
O PVC é um termoplástico facilmente moldável quando submetido ao calor e regressa ao estado sólido após arrefecer. Esta caraterística leva a que seja utilizado em inúmeros produtos, desde tubos a brinquedos, passando pela indústria farmacêutica, construção e embalagens. Na área da impressão digital é usado em aplicações como muppies, montras, expositores publicitários, filmes decorativos, placas informativas e outras.
2. O que muda com o PVC Free
2.1. Produção e decomposição mais ecológicas
O processo que torna o PVC flexível e elástico, tanto para manusear como para aplicar, envolve a utilização de aditivos (plastificantes) e a sua decomposição liberta grandes quantidades de cloreto de hidrogénio, todos nocivos para o meio ambiente. Por sua vez, os filmes PVC Free não envolvem plastificantes na sua produção e apresentam um grau elevado de reciclabilidade.
2.2. Fim da migração dos plastificantes
A migração dos plastificantes do filme PVC para a superfície interfere com a aderência da tinta durante a impressão levando, por exemplo, ao surgimento de cores desbotadas e imagens com fraca nitidez. Ao longo do tempo, há tendência para o surgimento de outros problemas como manchas, descoloração e amarelamento, comprometendo a estética e a durabilidade das aplicações. A laminação também pode ser afetada ao nível da adesão e do descolamento.
Os filmes PVC Free, ao estarem isentos de plastificantes, eliminam todas estas questões da migração além de permitirem a impressão numa variedade de materiais maior.
3. O que não muda com o PVC Free
3.1. Desempenho e durabilidade
O receio dos filmes PVC Free terem uma qualidade inferior em relação ao PVC nas aplicações de Sign Graphics, nomeadamente nas de comunicação visual, é infundado. Na fase inicial, a oferta PVC Free para impressão e laminação era reduzida e apresentava limitações, mas as fórmulas destes filmes sustentáveis evoluíram significativamente. Hoje em dia, as propriedades mecânicas dos filmes PVC Free igualam a maioria das soluções em PVC e, em alguns casos, superam-nas.
3.2. Competitividade
A mudança para os filmes PVC Free é comprometida muitas vezes pela noção de que os produtos mais ecológicos são bastante mais caros. Este facto confirma-se em algumas marcas do mercado, mas existem outras com gamas sustentáveis que permitem às empresas apresentarem aos seus clientes um portefólio ecológico apelativo e com valores competitivos.
4. Benefícios do PVC Free
4.1. Ambiente
Os filmes PVC Free contribuem para a redução da pegada de carbono uma vez que a sua produção e eliminação envolvem menos libertação de toxinas. Optar por alternativas mais sustentáveis significa menor poluição e menor impacto negativo na biosfera.
4.2. Saúde
Os ftalatos, compostos orgânicos prejudiciais existentes nos produtos PVC, não existem nas soluções PVC Free. Isto torna-as mais seguras tanto para os trabalhadores do processo de produção como para os utilizadores finais.
4.3. Empresas
As empresas que apresentam alternativas ecológicas aumentam a reputação de marca ao afirmar-se no mercado como motores de mudança. Não só pelas suas boas práticas ambientais internas, mas também porque fomentam e impulsionam a sustentabilidade junto dos clientes.
Partilhamos algumas dicas de boas práticas ambientais nas empresas:
1. Escolher fornecedores certificados pela sustentabilidade
2. Utilizar materiais sustentáveis e seguros
3. Reduzir o desperdício durante a produção
4. Implementar medidas de poupança de energia
5. Incentivar a reciclagem e o upcycling
6. Comunicar através de meios mais ecológicos
5. A importância de mudar
Ao longo da jornada da sustentabilidade os consumidores tornaram-se mais conscienciosos e é cada vez maior o número de empresas que optam por alternativas ecológicas, em detrimento do PVC. No mercado da comunicação visual, isto traduz-se em aplicações com filmes PVC Free que apresentam resultados com qualidade elevada e valores financeiros comportáveis.
Atualmente é possível corresponder às expetativas dos clientes com produtos que tornam cada impressão e laminação num contributo positivo para salvaguardar o futuro. O mesmo futuro com o qual a decal® está comprometida com a assinatura “Think Green”, desde 2009, e que serve de mote para o desenvolvimento de produtos que conjugam ecologia, eficácia e inovação.
Desde então, criámos soluções para Sign Graphics que contribuem para a redução expressiva da pegada de carbono, sendo a gama PVC Free o expoente máximo desse trabalho. Um conjunto de filmes exclusivos desenvolvidos para comunicação visual e decoração com as vantagens dos filmes PVC e certificação internacional de sustentabilidade, qualidade e segurança.
Saiba mais sobre a nossa gama PVC Free para impressão e laminação.
FAQs
1. O que é o PVC?
PVC é a sigla para policloreto de vinil, um tipo de termoplástico utilizado numa ampla variedade de produtos devido à sua fácil maleabilidade através do calor.
2. Os filmes PVC Free são melhores para o ambiente porquê?
A produção e eliminação dos filmes PVC Free emite menos agentes nocivos para o ambiente, reduzindo a pegada de carbono.
3. A qualidade dos filmes PVC Free é inferior?
Não, os filmes PVC Free evoluíram bastante e atualmente garantem qualidade de impressão, desempenho e durabilidade elevados.
4. Existem desafios na transição para filmes PVC Free?
Os desafios existem ao nível do mercado uma vez que muitas marcas apresentam preços elevados e a disponibilidade reduzida. No caso da decal® esta questão não se coloca.